ZINEBPNtop
14/07/2015
por Christiano Mere
Categorias: Misc, Zine Disfunção
Tags:, , , , , ,

A profundidade do primeiro mergulho

A profundidade do primeiro mergulho

"O insight criativo é o súbito fim da burrice" - Edwin Land

Foi assim, discutindo sobre a diferença entre nós e os rinocerontes e a capacidade que temos de fazer metáforas, foi assim que o sábado começou. Dia 11 de julho de 2015, um dia quente para um inverno, porém muito bonito do lado de fora das janelas da Biblioteca Pública de Niterói. Estávamos lá eu, Laura Yunes, Diego Mere, Luiza Rezende e Diogo Camillo, que iria palestrar no enceramento do dia, e organizávamos os últimos detalhes do nosso grupo de estudos sobre processo criativo.

A publicação digital ZineDisfunção deu lugar a um grupo de estudos mensal, de mesmo nome, sobre criatividade e seus padrões – já falamos muito sobre isso no post anterior, e todas as inquietações que tínhamos ao pesquisar sobre o assunto foram traduzidas para esse novo formato.

Dividimos o grupo de estudos em três partes, uma onde apresentávamos algumas provocações para propor que todos interagissem. A intenção era refletir sobre as ideias que estão sempre em nossas cabeças mas que, por muitas vezes, não temos respostas ou não dedicamos tempo bastante para entendê-las. Provocações que não sabemos qual será o retorno, mas que propõem um mergulho muito bom no campo das ideias, como: “O que é criatividade?” ou “Crianças são criativas?”. Coisas incríveis acontecem quando provocamos as pessoas, elas falam e aos poucos vamos construindo conhecimento e troca de forma muito natural.

Porém, tudo tem seu tempo, e o segundo momento do evento se construiu com a Blueberry Pie e seu café encorpado de ideias, onde fez, com um outro estímulo, com que ninguém saísse do clima e do tema. Assim pudemos perceber que as conexões estavam ali, flutuando sobre as nossas cabeças, e que a ambientação do espaço se fez mais presente do que nunca.

Junto com Marlus Araujo, uma das mentes mais inquietas no campo da programação – que tivemos o prazer de conhecer – fizemos um “termômetro” para medir as ideias. Com um microfone, captávamos o som do ambiente e a imagem projetada na parede se convertia em distorções de acordo com a temperatura das conversas. E quanto mais se falava, mais se pensava, mais participávamos, mais podíamos ver que quase não dava mais para ler o que estava escrito na parede; um sinal de que tudo estava acontecendo e que as ideias estavam sendo geradas com grande intensidade.

Se quiser experimentar, vamos deixar o link logo abaixo (use o Chrome para ver o resultado):
http://marlus.com/zine-disfuncao

Podemos até chamar de terceiro ato, mas foi somente a volta do “Coffee No Break“, onde Diogo Camillo, nosso convidado para ministrar uma palestra sobre modelos mentais, entrou em cena. Diogo é designer, consultor em inovação social, inquieto e questionador, e no último sábado ele levou um saco de pulgas para todos nós, principalmente quando começou a palestra dizendo que existem dois modelos mentais e que eles podem nos ajudar, e muito, nos momentos criativos. O equilíbrio entre esses modelos foi o tema central de toda a discussão. E foi assim, cheio de perguntas e também com algumas provocações, que fechamos o primeiro dia do grupo de estudos sobre criatividade mediado pelo Sopa.

Esse é o clima que procuramos fomentar, um lugar onde as ideias possam circular sem grandes impedimentos e, mais do que isso, que possam encontrar ambientes onde as pessoas estejam preparadas para articular as grandes ideias que podem mudar o curso de nossas próprias histórias quando se fala de abordar a criatividade como força de trabalho.

O grupo de estudos é uma parceria do Sopa com a Biblioteca Pública de Niterói e vai acontecer uma vez por mês, sempre aos sábados, até dezembro. O próximo será no dia 08 de agosto e o tema escolhido é Mundo Codificado. O grupo é gratuito e é para todos que têm interesse no assunto.

 

ZINEBPN001 ZINEBPN02   ZINEBPN004ZINEBPN007  ZINEBPN005 ZINEBPN006   ZINEBPN008ZINEBPN009

ZINEBPN0010ZINEBPN0019ZINEBPN03ZINEBPN04ZINEBPN05ZINEBPN08    ZINEBPN0012 ZINEBPN0013 ZINEBPN0014 ZINEBPN0017 ZINEBPN09ZINEBPN011ZINEBPN0023 ZINEBPN0021 ZINEBPN0022ZINEBPN00

Fotos: Laura Yunes, Diego Mere e Luiza Rezende

 

 

Categorias

Autores

  • Laura Yunes

    Esperando o próximo encontro ansiosamente!

    • Christiano Mere

      Sei.. sei! :)

  • Joselaine Araújo

    Maravilhoso, adorei!

    • Christiano Mere

      Venha participar do próximo encontro!

Clique aqui para fechar Fechar

Se preferir, pode nos ligar ou enviar um email. Saiba como fazer isso na página de contato.