tocanatela

Pode tocar na obra

O que de fato é o conteúdo e suporte para a comunicação nos tempos de hoje? Essa é a questão que mais nos instiga em investigar, pois aqui se escondem assuntos que expandem nossa percepção e transformam nossos fixos em fluxos.

Saiba mais

Saiba mais tocanatela

Pode tocar na obra

O que de fato é o conteúdo e suporte para a comunicação nos tempos de hoje? Essa é a questão que mais nos instiga em investigar, pois aqui se escondem assuntos que expandem nossa percepção e transformam nossos fixos em fluxos.

Saiba mais SubRampa3

Subjetivação da rampa

Quando se esbarra com alguém do Sopa é fácil perceber: Somos reagentes, um conjunto de pessoas singulares com a capacidade de observar o mundo ao nosso lado, de perceber tempos e velocidades não convencionais e fazer história com isso. Reagindo a todas essas investigações, compartilho algumas ideias dos meus estudos sobre arte contemporânea que tenho feito nos últimos 6 meses. Aos poucos, vou deixar novos posts e algumas provocações para ecoarem nessas paredes reverberantes.

Saiba mais zine6

Uma experiência

Aquele horizonte que se formava logo ali está em curso, seguindo abaixo de nossos pés e voando sob nossas cabeças. O vento que ele traz tem frescor de novas oportunidades.

Saiba mais zine5Topo

Empréstimos eficientes

A ideia de Pasteur sobre estar preparado para o acaso serve para manter nossos olhos abertos e atentos, assim como nossas mãos em trabalhar constante e arduamente. É nessa configuração que tornamos possível uma rotina favorável as criações de insights.

Saiba mais dia4

Restrição como possibilidade

Restrição não pode ser entendida como polícia que impede de ir, mas sim como um entendimento das condições em que o fato deve se desenvolver.

Saiba mais GabaritoReverbe

Um dia de caos

Movimentar-se enquanto criativo é transitar nas maiores distâncias entre dois corpos, é empregar energia em descobertas e estar conectado com o que se faz isento de grandes objetivos, mas construindo gradativamente percepções e diálogos com o fazer seguinte.

Saiba mais bibliografiagabarito

Obras e códigos

Cumprindo o que foi prometido, está no ar a bibliografia da palestra sobre literatura fantástica da autora Luiza Rezende, com uma separação de autores por assuntos e momentos do grupo de estudos. Boa Leitura!

Saiba mais GabaritoReverbe

Mundo Codificado

O homem é um animal ‘alienado’ (verfremdet), e vê-se obrigado a criar símbolos e a ordená-los em códigos, caso queira transpor o abismo que há entre ele e o ‘mundo’. Ele precisa ‘mediar’ (vermitteln), precisa dar um sentido ao ‘mundo’. – Vilem Flusser

Saiba mais Milho

Dia Nacional do Escritor

Seria muito pretensioso resumir, logo no Dia Nacional do Escritor, o que percebemos e acreditamos ao falar sobre autores e seus processos. Porém, produzir com essa responsabilidade é ter pano para muitas metáforas. E é assim que a Luiza Rezende tece o conto “Sina soez”, que nos convida a embarcar no ritmo e tempo das suas percepções sobre a construção do autor.

Saiba mais ZINEBPNtop

A profundidade do primeiro mergulho

“O insight criativo é o súbito fim da burrice” – Edwin Land

Saiba mais ZINEBPN3

Imersão em processo criativo – ao vivo na BPN

ZineDisfunção • BPN acontecerá hoje às 14h e será transmitido ao vivo no Reverbe

Saiba mais DLP

Um fenômeno chamado G.T.

Parece um dia como outro qualquer, mas não é. A Língua Portuguesa esconde em seus cantos detalhes que até são percebidos por olhos ligeiros, porém aqueles que descobrem suas palavras nas pontas dos dedos podem sentir o lapidar de um língua rica e que, ainda assim, possui fendas para um imenso universo com toda a sua complexidade.

Saiba mais BPNSOPA

SOPA + Biblioteca Pública de Niterói

Ser parceiro é assim, entrar na casa dos outros e falar sem parar. Foi dessa maneira que entramos na Biblioteca Parque de Niterói para discutir os livros, suas interferências e a expansão das fronteiras da palavra digital.

Saiba mais FERNANDAP

Feliz aniversário, Fernanda

Usando toda a força dessas palavras, é assim que te desejamos felicidades.

Saiba mais DiaDoLivro

Semana do Livro Infantil

Uma semana de leitura para os pequenos. É assim que gostamos de comemorar o Dia do Livro Infantil. Para isso, levamos a autora Clara Gavilan para ler o seu livro na Biblioteca Pública e no Telecentro de Niterói, com direito a surpresa no final e um montão de abraços.

Saiba mais DirDoAutor

Direito do Autor por Leonardo Ignatiuk

Hoje é o dia do direito do Autor. Talvez você esteja pensando qual a relação deste dia com você, ou simplesmente questionando o uso da palavra “autor” com letra maiúscula. Se for este o caso, este artigo é para você. É assim que Leonardo Ignatiuk volta a falar por aqui, com ideias ótimas sobre direito autoral.

Saiba mais GabaritoReverbe

Em memória de fogo e passarinho

Memória foi o tema da primeira edição do zine Disfunção, uma publicação digital que tem por objetivo discutir elementos fundamentais do processo criativo, apontando seus estímulos e resultados capazes de fornecer não somente um bom trabalho, mas uma excelente trajetória até ele.

Saiba mais BipReverbe

Bip, Bip

Bernardo Feitosa nos lembra da importância de abrir aquele espaço saudável à nossa sensibilidade para que os infinitos ângulos de possibilidades interpretativas de cada acontecimento – por vezes em lugares improváveis – nos acorde com suas mais sinceras miudezas. É preciso estar sempre de olhos abertos para os encantos dos segundos – e que assim surjam as melhores narrativas. – Luiza Rezende

Saiba mais CandidoReverbe

Cidadania, Democracia e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Para abrir os olhos; é assim que começo este post. Convidamos o sociólogo e diretor do Ibase, Cândido Grzybowski, para nos emprestar suas palavras com a promessa de usá-las a serviço dos olhos semicerrados. E foi assim que, de forma quase inusitada, as ideias se apresentaram em uma “crítica” ao comportamento cidadão. Fez das interferências que o “digital” propõe ao construir um indivíduo mais conectado e atento ao seu papel, as palavras-chave para entendermos o nosso “lugar” no mundo. A comunicação é mais poderosa do que qualquer arma de fogo, e a capacidade que as ideias têm de fluir é o que fará diferença.

Saiba mais Otto2

Um papo com Otto

Faz um tempo que tivemos um papo com o Otto para uma entrevista que entraria na última edição da revista Alazã, que acabou não sendo publicada. Mas o tempo passou e o assunto continua valioso – e com muitas ideias para pensar.

Saiba mais ReverbeFronteirasVivas

Fronteiras Vivas

Luiza Rezende é assim, uma pessoa que te faz perceber as coisas que nunca paramos para olhar, uma menina de minúcias tão fantásticas quanto as suas palavras. E é desse jeito que ela vem mostrar as suas percepções ao cair na estrada e ultrapassar as fronteiras vivas do Sul do país. Um conto de detalhes, de linhas, de retas e de encontros com o inusitado. – Christiano Mere

Saiba mais interface2

Entre triângulos e planos

“A capacidade de simplificar significa eliminar o desnecessário para que o necessário possa falar.” – Hans Hofmann

Saiba mais ReverbeEditorasDigitais

“O livro eletrônico é o futuro”

Há algum tempo, venho discutindo sobre o futuro do livro e em como percebemos essa relação do livro impresso com o livro digital. Isso, muito antes da existência do Sopa. Perceber como a geração de conteúdo e a transmição de conhecimento vem se metamorfoseando com a intensidade de uma boa ideia, essa ideia perambula pelas fronteiras da inovação com a novidade e trazem consigo a sensação de absurdo. E é nesse ambiente que podemos introduzir a Havoc, formada por Alexandre Rola, Leonardo Ignatiuk e Bernardo Charruff, os reponsáveis por todo o jurídico que administramos por aqui. Porém, existe aí uma parceria muito maior do que somente uma prestação de serviço, compartilhamos um olhar similar sobre os moldes que conduzem esse mercado editorial “digital” e convidamos o Leonardo Ignatiuk para expor um pouco mais sobre a sua visão e questões, para que as discussões sobre os livros digitais possam cada vez mais gerar insights mais luminosos que as velas de Thomas Jefferson – Christiano Mere

Saiba mais NiverClara

Feliz dia da Clara

Hoje é dia de comemorar com abraços. Feliz aniversário, Clara!

Saiba mais Post3

Um tutorial de cada vez

Aprendemos como fazer um tutorial só para tentar sanar uma dúvida que percebemos ser muito popular: como comprar um livro no iBookstore?

Clique aqui para fechar Fechar

Se preferir, pode nos ligar ou enviar um email. Saiba como fazer isso na página de contato.